ENDODONTIA

Já ouviu falar em desvitalização?

A Endodontia, é a especialidade da Medicina Dentária que se ocupa da parte interna dos dentes (polpa – nervo e vasos sanguíneos) e por consequência da área anexa às raízes.

Vulgarmente designada por desvitalização, este tratamento consiste na limpeza interna do dente. (mas normalmente as pessoas associam à remoção do nervo do dente). Embora o  termo desvitalização nem sempre se aplica pois muitas vezes o dente já não se encontra vivo (vital), razão pela qual a endodontia, nestes casos, não implica uma verdadeira desvitalização.

Em que se baseia esta intervenção?

O tratamento endodôntico consiste na remoção da polpa inflamada ou infeccionada dos canais, desinfecção e obturação dos mesmos com um material biocompatível que impede a proliferação bacteriana. Após o tratamento, a dor deverá desaparecer.

Quais os sinais que indicam uma possível desvitalização?

• Sensibilidade a alimentos quentes e frios;
  • Dor aguda ao trincar;
  • Cárie profunda; esta apresenta uma grande incidência na população e consequentemente torna-se na principal causa para a necessidade de desvitalizar os dentes;
  • Ferimento que crie um abcesso (infeção) no osso;
  • Complicações de origem traumática (pancada, queda).

A endodontia justifica-se essencialmente nos casos em que é afetada a polpa ou nervo dentário. Em alguns casos, com a desvitalização, é possível evitar extrações desnecessárias e preservar o dente natural.

Quanto tempo leva a realizar este tratamento?

A desvitalização é feita geralmente em várias sessões, embora em determinados casos se possa efetuar numa única sessão. As múltiplas sessões ajudam a avaliar a resposta do dente ao respetivo tratamento.

No final do tratamento, geralmente o dente é restaurado com um material provisório até se avançar com a reabilitação definitiva o mais brevemente possível, para evitar que haja contaminação e/ou fratura do dente. A restauração dos dentes poderá ser feita de forma directa ou indirecta (overlay ou coroa fixa), dependendo da extensão da cavidade.

Quanto tempo pode durar um dente desvitalizado?

A durabilidade de um dente desvitalizado depende muito de caso para caso. Entre muitos fatores que podem influenciar a sua longevidade, dos quais podemos destacar:

1. Estado inicial do dente
  2. Tipo de restauração
  3. Higiene Oral

Um tratamento de Endodontia tem efeitos permanentes. Como tal, o dente não deve voltar a ser foco de dor ou incómodo. Se sente dor ou tem sensibilidade dentária, consulte um médico dentista. Não permita que o problema se agrave nem corra riscos desnecessários.