CONSULTA DE ORTODONTIA

A 1ª CONSULTA

Problemas no alinhamento dos dentes e desarmonias dentofaciais? A Ortodontia é uma especialidade  que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. 

Com que idade devo levar o meu filho a uma consulta de Ortodontia ? 

Os pais procuram cada vez mais cedo uma consulta para avaliar os dentes dos seus filhos.A primeira observação é normalmente realizada até aos 6 anos de idade, uma vez que alguns tipos de tratamento são mais fáceis e rápidos de executar nesta idade.

Apenas se poderá determinar se irá beneficiar de um tratamento ortodôntico com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, estudo ortodôntico, moldes de gesso dos seus dentes, fotografias e radiografias.

Quando iniciar um tratamento de ortodontia?

Dependendo de caso para caso, poderá ser da seguinte forma:

  • No aparecimento dos primeiros dentes definitivos, ou até mesmo antes;
  • Antes de caírem os últimos dentes de leite;
  • Só com dentes definitivos;
  • Antes ou após da puberdade.

Os aparelhos dentários provocam dor?

A colocação do aparelho fixo não provoca dor, uma vez que o aparelho é ajustado aos dentes. No entanto, na primeira semana pode provocar algum desconforto que depois desaparece.

Quanto tempo demora o tratamento?

Não existe uma duração exata, no entanto, podemos dizer que um tratamento ortodontico pode demorar em média 24 meses, podendo variar em função do tipo de deformação existente, colaboração e cumprimento das indicações dadas por parte do paciente em todas as fases e da dificuldade do tratamento a efetuar.

Uma vez colocado o aparelho dentário, é importante reforçar os cuidados que dizem respeito à limpeza e manutenção do mesmo.

Com o uso de aparelho, há uma maior tendência para que as bactérias, bem como os restos de comida, se alojem entre as cavidades dos dentes e também dos brackets. (brackets:  são pequenas peças metálicas por cima dos dentes e que vão suportar o arco que produz a deslocação e correção dos dentes.)

Para além da escovagem dos dentes três vezes por dia, depois das principais refeições, deve-se complementar com o uso do escovilhão e com o elixir bucal.

Por outro lado, enquanto dura o tratamento ortodontico, deve evitar certos tipos de alimentos, como por exemplo, os mais pegajosos, como pastilhas elásticas e caramelos.

Deve ainda evitar alimentos rijos, como maçãs cruas, cenouras ou mesmo bolachas, uma vez que pode correr o risco de danificar o aparelho.

O tratamento ortodontico melhora a saúde em geral e a saúde oral. Melhora a aparência de uma pessoa através de um sorriso bonito.

O rosto fica favorecido e em harmonia com os dentes e os maxilares, melhora a função fonética, a articulação das palavras e corrige a função mastigatória.

Esclareça todas as suas dúvidas antes de iniciar o tratamento, agende a sua consulta de Ortodontia, e entenda as necessidades e soluções para o seu caso.

Centro Clínico São Cristóvão 

Tm 915 307 915

Email: geral@clinicasaocristovao.com