BENEFÍCIOS ORTODONTIA

Quais as vantagens do aparelho dentário?

1: Ajuda a prevenir dores de cabeça

Sabia que, muitas vezes, a dor de cabeça pode ser tratada no consultório do dentista? A relação entre o dente e a dor de cabeça é muito fácil de ser entendida. Toda a estrutura muscular, de nervos e de articulações na face é a mesma, o que permite que qualquer situação que influencie em maior tensão nos músculos ou na estrutura óssea pode ser sentida em várias regiões do rosto.

Isto porque em muitos casos ela aparece por causa de tensão muscular ou pelo mal funcionamento do sistema mastigatório, devido ao encaixe incorreto dos dentes. O uso de aparelhos ortodônticos, em muitos casos, consegue amenizar e até mesmo eliminar essas dores.

Alguns problemas odontológicos que podem causar dor de cabeça:

• Bruxismo (ranger dos dentes)
  • DTM (Disfunção Temporomandibular)
  • Infecções nos dentes ou gengivas

2: Contribui para o tratamento de problemas gástricos

A ortodontia contribui com diversas outras especialidades – como a gástrica. Muitas doenças no sistema gástrico se iniciam devido à mastigação incorreta. Quando o ortodontista corrige a mordida do paciente, propicia então uma mastigação de melhor qualidade e consequentemente beneficiando a  digestão dos alimentos.

3: Melhoria na sua dicção e respiração

A ortodontia pode ajudar na parte respiratória e da fala. Quando uma pessoa possui problemas nas bases ósseas, como o maxilar e a mandíbula, pode ter alterações na fala e na respiração. Esses tipos de problemas podem ser corrigidos com aparelhos ortodônticos.

4: Melhoria na sua saúde bucal

A correção dos dentes, com o alinhamento correto, traz facilidades na higienização dental. Com isso, é possível reduzir os riscos do surgimento de cáries e outros problemas.

5: Benefícios estéticos

A ortodontia traz benefícios estéticos. Quando os dentes ficam alinhados, há a promoção da correta sustentação dos músculos faciais, o rosto aparenta estar mais jovem e saudável.

6: Benefícios psicológico

A correção facial e dental traz aumento da autoestima do paciente. Essa transformação positiva começa logo no início do tratamento, e aumenta quando o aparelho ortodôntico é retirado.